segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maconha, droga ou dádiva natural?


Nos dias atuais grandes polêmicas giram em torno desta planta que é usada a tanto tempo nas mais diversas culturas e com as mais variadas funções.
Ao contrário do que o senso comum avalia, é cientificamente comprovado que a maconha comparada a outras drogas, incluindo tabaco e álcool, se mostra bem menos prejudicial à saúde. Tendo isso em vista, vêm as nossas cabeças a grande pergunta: Porque a maconha continua sendo proibida?
Quando procuramos responder essa questão, os aspetos econômicos e sociais são os que mais interferem na proibição da erva.
Na esfera econômica, tem-se em vista que a ilegalidade acaba sendo muito mais lucrativa para os barões do tráfico, com a existência desse mercado paralelo cria-se uma grande isenção de impostos, favorecendo os grandes traficantes de colarinho branco, caso tais impostos fossem arrecadados poderiam ser revertidos para a educação, saúde, e até mesmo em campanhas contra drogas pesadas como o crack.
Subprodutos do cânhamo se tornam alternativas muito mais baratas e eficientes, dentre eles a fibra de cânhamo que se transforma em tecido, em comparação ao algodão, por exemplo, é muito mais barata, porém, as grandes fazendas de algodão americanas que são as maiores exportadoras desse produto no mundo, perderiam muito dinheiro com essa opção.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a proibir o uso da maconha, tal fato deve-se a que a droga foi trazida para cá pelos escravos e a todo custo a cultura negra era criminalizada e tida como inferior diante a européia.
A guerra a maconha historicamente tem por função reprimir as parcelas mais pobres da população e dizimá-las, a repressão ao trafico é feita majoritariamente nas favelas onde grande parte da população é negra e que quase sempre as operações terminam em mortes de inocentes.
Relatórios da ONU ressaltam que a guerra as drogas em todo mundo na qual se gasta até hoje bilhões se mostrou um fracasso. Caso todo esse dinheiro que nosso país já gastou para promover violência e extermínio da população fosse revertido para tantas áreas que necessitam, como educação, saúde, moradia e transporte, com grande certeza faríamos parte de Brasil muito melhor.
Legalizar a maconha não é apenas uma questão de poder usar uma droga ou não, é uma questão de construir uma sociedade melhor, salvar vidas e buscar novas alternativas em cima de um recurso natural renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário